sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

O que esperar do "apagão aéreo"

Operação esvazia-posse

Por Dora Kramer, em O Estado de S.Paulo, hoje:

"Uma operação-padrão, mais 'padrão' que a já incorporada à rotina dos pousos e decolagens nos principais aeroportos do País, está sendo cogitada pelos controladores de vôo para ser deflagrada nos próximos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, com o objetivo não declarado, mas inequívoco, de atrapalhar a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio da Silva.

A menos que até lá o governo, mais precisamente o presidente Luiz Inácio da Silva, dê alguma resposta - afirmativa ou negativa - à proposta apresentada pelos sindicatos da categoria, das companhias aéreas e dos aeronautas ao grupo de trabalho interministerial que examina medidas para superar a crise no tráfego aéreo.

Os sindicatos têm uma posição conjunta: propõem um sistema de controle compartilhado entre civis e militares, a criação de carreiras de Estado específicas para controladores, que, no caso dos militares, passariam a integrar o quadro de oficiais e não mais o de sargentos, e o repasse de dinheiro do Orçamento da União aos fundos aeronáutico e aeroviário em proporção superior à de hoje.

A arrecadação das taxas pagas pelos passageiros e pelas empresas à Infraero somou neste ano R$ 1,1 bilhão, enquanto a dotação orçamentária para o setor ficou em R$ 400 milhões."


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Tempo ruim para quem esta pensando em viajar...

2 comentários:

Ricardo Rabelo disse...

Mais algumas informações:

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TAM CANCELA VÔOS E PROVOCA NOVO CAOS NOS AEROPORTOS



Atrasos e cancelamentos de vôos marcaram a sexta-feira 22 de dezembro. Às vésperas do natal voltaram a acontecer tumulto, confusão e filas enormes na maior parte dos aeroportos do Brasil (clique aqui para ver a reportagem).

Em Congonhas, na capital paulista, os painéis da Infraero marcavam, ao meio-dia, 16 vôos atrasados e sete a confirmar.

Desta vez a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Aeronáutica responsabilizaram a companhia aérea TAM pelos problemas nos aeroportos das principais cidades brasileiras. Nos últimos dois dias, 70 vôos da empresa foram cancelado

O empresário Rui Britto tinha passagem confirmada para Brasília. Depois de fazer o check in e esperar por mais de três horas na sala de embarque ele foi em busca de informações. Mas não conseguiu nada: "Lá na sala de embarque não tem nenhum funcionário para falar com a gente. Agora eu chego aqui, no check in, e me pedem para voltar pra lá e esperar", desabafa o empresário.

O engenheiro Alberto Vieira veio da Índia. Depois de 20 horas de viagem e mais de quatro horas de espera no saguão do aeroporto de Congonhas sem nenhuma informação, ele desistiu de embarcar para Belo Horizonte. "Eu vou de carro. Não tem informação de nada. Eu não posso ficar aqui esperando algo que eu nem sei se vai acontecer".

Os cancelamentos e atrasos dos vôos da TAM seriam propositais, com o objetivo de lotar as aeronaves. O diretor de relações institucionais da companhia, Paulo Castellobranco, negou.

No entanto Castellobranco admitiu que parte dos problemas aconteceu porque seis aeronaves precisaram de manutenção e tiveram que ficar em solo.

De acordo com o diretor da TAM, antes do Natal a situação será resolvida: "Nós estamos fazendo de tudo para minimizar a situação o máximo possível. Até amanhã (sábado, dia 23), no final do dia, tudo estará normalizado", garantiu Castellobranco.

A Tam possui 95 aeronaves e é responsável por quase 50% dos vôos domésticos.

A Anac suspendeu a venda de bilhetes da TAM até que a empresa regularize a situação dos vôos.

http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/407001-407500/407279/407279_1.html

MarceloBA disse...

Eu não sei não. Isso aí tá muito estranho. ...Os cancelamentos e atrasos dos vôos da TAM seriam propositais, com o objetivo de lotar as aeronaves...
Será que no fim de ano precuisa disso? Porque eles iam arriscar isso depois de tanta confusão em aeroportos? Isso tá parecendo coisa do "Ministério da Verdade".