sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Apagões

Apesar de não ser frequentadora assídua de aeroportos como parte dos membros Hellmans, confesso que estou um pouquinho ansiosa por causa da viagem de férias semana que vem.
Tinha me prometido que não me estressaria porque, afinal, estou saindo de férias, e começar uma viagem estressando com a ida é um péssimo início... Mas ficar SEIS horas em uma fila, ou até mesmo não ter previsão se haverá embarque, é de estressar qualquer um (imagina eu, então!).

A imprensa está chamando está situação caótica "apagão nos aeroportos". Desde outubro, uns três ou quatros períodos mais duros aconteceram, por culpa da falta de controladores de vôos, depois foi o rádio (e seu backup) que deu um biziu malucão, e este fds a culpada é a TAM. Os prejuízos são enormes, pra todo mundo: estresse nas pessoas e vergonha para o país, negócios que não são fechados, cursos que não acontecem, órgãos doados que não chegam a tempo aos doentes, mercadorias que se estragam antes de embarcarem para seus destinos.

Fico me perguntando quantos "apagões" nós vivemos: a saúde pública é apagada há muito tempo. A maioria das rodovias (as que não foram privatizadas) também. Educação? Sucateamento total em todos os níveis: escolas básicas que não reprovam, segundo grau técnico restrito, as poucas universidades públicas com recursos minguados. Em 2001, r-a-c-i-o-n-a-m-e-n-t-o de energia (mas esse é culpa de São Pedro...).
E quantos ainda viveremos?

Como o país pode crescer, se tornar mais justo e melhor, formar cidadãos, atrair investimentos, e todas essas coisas, se não há planejamento e investimento no básico: infra-estrutura.
Esse negócio de ouvir que "eu não sabia, ninguém me avisou" assusta! Quem é que está no comando por aqui? Será algum controlador de vôo que trabalhou por 12 horas controlando 20 aviões ao mesmo tempo? E não tinha nenhum transponder pra dar um sinal?

Um comentário:

MarceloBA disse...

É Liu. A falta de planejamento por aqui é uma coisa galopante. Mas na verdade, pra mim, isso é falta de vontade de fazer as coisas serem organizadas. Todo mundo senta no próprio rabo e põe a culpa no outro, ou em São Pedro, ou em alguém que não tem como se defender. Com o tanto de gente e recursos que esse país tem, só falta um pouquinho de vontade de fazer isso funcionar. Vontade e visão dessa elite míope que a gente tem. Infelizmente, se nossa elite fosse mais inteligent e menos míope estaríamos bem melhor.