quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Profundidade...

O que a internet do Brasil viveu nesses últimos dias foi um choque para a geração mais nova, que já ouviu falar, mas nunca vivenciou na pele o abuso da censura. Esse fantasma voltou a assombrar e pegou de surpresa a todos. A sua velocidade de aplicação foi fantástica, com um imediatismo e eficiência que chamou a atenção de todo o mundo. Tal atitude abriu precedentes perigosos. Mesmo após voltar atrás, devido a reação negativa em todo o mundo, o desembargador se gaba de ter mostrado o poder da justiça sobre qualquer empresa externa. Na verdade, mostra um despreparo técnico para uma situação muito mais abrangente. Todo um sistema foi atropelado, o poder executivo, legislativo e todos os órgãos responsáveis pela Internet foram ignorados, nenhuma discussão foi proposta. O Youtube foi tratado como uma rádio pirata a ser fechada, como diz o próprio desembargador, afirmando que o “sinal” do site poderia ser desbloqueado.

Esse desmando foi um absurdo. Será que o objetivo foi realmente atender aos solicitantes ? Há pouco tempo ja tivemos a tentativa de implantar a lei de controle da internet.

O YT é um sistema livre, e aí reside a sua excelência. Qualquer pessoa pode divulgar qualquer conteúdo, desde que não seja pornográfico. E conteúdos que são considerados ofensivos ou ferem direitos autorais são rapidamente removidos pelos seus mantenedores. Mas essa situação bate de frente com uma característica da Internet: a replicação infinita. Se alguma coisa ou assunto se torna popular, ela vai sempre ser replicada, sem limites. Alguém vai ter sempre isso guardado em algum lugar. A Internet foi criada para ser contra qualquer forma bloqueio ou restrição.

De tempos em tempos, aparecem videos de denuncia, que mostram coisas que a midia convencional até ignora. Com esse novo precedente em aberto, infelizmente algum desembargador poderia pedir que a mesma ação ocorresse, censurando esse tipo de material. O desembargador autor dessa medida chega a comemorar isso como fato positivo da ação dele.

Outro fator, o Brasil tem se tornado um país de destaque, no que tange a Internet, dada a sua velocidade em absorver tecnologias e a sua produção técnica e cientifica, que muitas vezes não deixa nada a desejar em comparação a outros países desenvolvidos. O malefício dessa censura afeta até mesmo essa imagem que tem sido construída, com muito trabalho.

----





Sobre a cicarelli, que tal esse protesto, muito criativo (não, não é o video dela! :))








2 comentários:

De Olho na Pizza disse...

Pois é. Eu estava pensando sobre essa questão da censura do YouTube. Você me enviou um comentário do diretor de Programação da MTV e acho que ele não deixa de ter razão, infelizmente. Nas palavras dele: "Isso é mais uma gritaria juvenil porque um brinquedo foi tirado do
que um sentimento contra a censura"

ZICO GOES
diretor de programação da MTV
sobre os protestos dos internautas contra a ação judicial que resultou
no bloqueio do acesso ao site YouTube

Gostaria que mais pessoas tivessem a noção de que o problema com o YouTube não é ter ficado sem o YouTube em si (a reclamação da maioria), mas a forma como isso aconteceu. A falta de planejamento, conhecimento, discernimento das pessoas envolvidas. Principalmente do desembargador, de quem se espera todas essas qualidades.

Mas tudo bem seu Zico. Mesmo que tenha sido uma gritaria juvenil por conta de um brinquedo que foi tomado. Quem disse que o "nosso brinquedo" é menos importante que o seu? Aposto minhas fichas todas que se tivessem mandado tirar a MTV do ar porque o programa do João Gordo tivesse ofendido o Edir Macedo e ele não quisesse se retratar em público, o apoio dos seus telespectadores juvenis não seria só uma gritaria. Seria?

O que nosso amigo Zico não entendeu ainda é que a TV, principalmente a que não tem nenhum conteúdo interessante (não vou nem entrar no mérito de qualidade), vai acabar. YouTube é quase o que foi idealizado a muito tempo atrás, quando eu ainda estudava Telecomunicações. Vídeo sob demanda. A meca da indústria de entretenimento. Falta muito pouco pra isso. E sendo assim, eles são a ameaça mais forte e real pra MTV que eu conheço. E se a MTV não ficar esperta, ela vai se matar sem perceber. Afinal de contas, ela passou de uma emissora especializada em música pra uma emissora especializada em programas ruins e sem conteúdo específico. Virou um desfile de baboseiras e fofocas sem sentido. Abre o olho MTV (Zico Goes). Um dia a casa cai.

Ricardo Rabelo disse...

O interessante é que o Youtube realmente se tornou o ideal do video sob demanda. E de certa forma, numa analise mais cuidadosa, a TV digital deveria ter sido feita para ser como ele. E na verdade, pelo visto como a Globo ditou as regras, a tv digital vai ser a mesma coisa da atual, so forçando a galera a comprar tv de plasma...

----

E considero esse processo de protesto e boicote justo. Daqui a pouco vai ter uma pancada de "artista" pedindo censura, ja que abriu precedente.